Está dando o maior rebu: a partir de 13 de março as estreias dos filmes passarão a ser às quintas-feiras. Gostei da mudança. Tem crítico escrevendo que as estreias sempre foram as sextas: ledo engano. Já tivemos, dos anos 60 para cá, estreias às segundas, às quartas e, por último, às sextas. E, no estrangeiro, quartas e quintas são os dias preferidos. Você gostou, não gostou? Comente…
Estão fazendo rebu à toa. A voz do público é a voz de quem paga para ir ao cinema, e, assim, pode apontar qual o melhor dia da semana para ele conferir as estreias. Segundo Paulo Lui, presidente da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas-FNEEC, a sugestão partiu dos espectadores, mas não através de pesquisa, mas de pedidos aos gerentes das diversas empresas exibidoras.
A gente, aqui na Feneec, vinha recebendo notícias dos exibidores de que o público perguntava por que os filmes não estreavam às quintas, disse à imprensa. Percebemos então que essa demanda era fruto de uma mudança de hábito: a quinta-feira se tornou um dia quente. Para aproveitar este novo hábito, achamos, por bem, oferecer produtos novos: os lançamentos, completou.
Ele declarou, ainda, que quinta é um dia já consagrado no hábito brasileiro como o primeiro dia de entretenimento fora de casa. E o cinema estava perdendo esse público ávido por diversão para outras opções de lazer. A questão, a meu ver, não é fundamentalmente esta. O público não tem muito interesse nos cinemas a 5ª feira porque geralmente é o último dia dos filmes que estão há certo tempo em cartaz. E tem ainda por cima, outros fatores, como os jogos de futebol ao vivo nos canais por assinatura – que segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatal, já conquista 17,4 milhões de brasileiros, e, em 2014, corresponderá a 60% da classe C da população brasileira.
A mudança para a 5ª feira desvincula o mercado brasileiro da influência do estadunidense, ou, mercado americano, como se define, o circuito exibidor formado por EUA e Canadá. E passa a ser mais democrático por oferecer algumas vantagens. A primeira dela é fugir do imprensado que fica o filme nos finais de semana. Caso você tenha compromissos nele, babau filme. A sexta, é de cinemas lotados a noite e dia todo de sábados e domingos. E sabemos, o público, hoje, anda muito mais mal educado. Afora o som dos celofanes dos bombons, cheiro de comida, refrigerantes, celulares, etc. Na quinta, imagine, assistir ao filme será mais light – e tomara que seja.
Em outros países a sexta deixou de ser dia de estreia de filmes já há algum tempo. Alemanha, Austrália, Portugal e Rússia, além dos sul-americanos Argentina, Bolívia, Chile e Peru, entre outros, ocorre às quartas-feiras.
13 de março
A nova data de estreia passa a vigorar no dia 13 de março, a semana posterior ao carnaval. Confira os filmes que estão previstos para estrear na data.
Em lançamento
About Last Night (EUA, 2014), de Steve Pink, com Kevin Hart e Reginal Hall. De um grupo de amigos, Bernie e Joan iniciam um relacionamento desaprovado pelos demais (Sony/Columbia).
Alemão (Brasil, 2014), de José Eduardo Belmonte, com Antonio Fagundes e Cauã Reymond. Três antes da Pacificação da favela do Alemão, 3 policiais se infilçtram no Complexo (Paris/Downtown Filmes).
Éden (Brasil, 2013), de Bruno Safadi, com Leandra Leal e João Miguel. Grávida de 8 meses, mulher sofre com o assassinato do marido e aceita passar a frequentar uma igreja evangélica, onde espera encontrar apoio (Art House).
Need for Speed (EUA, 2014), de Scott Waugh, com Aaron Paul, Michael Keaton e Dakota Johnson. Saindo da penitenciária onde cumpriu pena após ser delatado pelo parceiro, piloto de corrida inicia uma corrida pelo país a fim de acertar as contas (Disney).
Prenda-me (França, 2013), de Jean-Paul Lilienfeld, com Sophie Marceau e Miou-Miou. 20 anos depois da morte do marido, que se jogou pela janela do 20º andar do apartamento, a sua viúva vai à polícia e confessa que, na verdade, ela o empurrou (Esfera).
Refém da Paixão (Labor Day, EUA, 2013), de Jason Reitman, com Tobey MaGuire e Kate Winslet. Menino de 143 anos e sua mãe cruzam na rua com homem que precisa de ajuda e o levam para casa, onde ele confessar ser um fugitivo da justiça (Paramount).
Vampire Academy (EUA, 2014), de Mark Waters, com Sarah Hyland e Olga Kurilenko. As aventuras de uma jovem mulher que é meio humana e meio vampira, herdeira de uma família de vampiros mortais (Diamond Filmes).
Veja o trailer de Alemão.
Clique aqui para assistir o vídeo inserido.
O post MERCADO EXIBIDOR > estreias serão às quintas-feiras apareceu primeiro em Blog de Cinema.